Por Gunga Rodrigues
Já faz um bom tempo que não vejo Boi de Mamão... Mas, na minha infância, era bem comum assistir. Meu vô fazia aniversário no São João e, algumas vezes, contratou Boi de Mamão pra se apresentar na frente de casa. Como era divertido ver a saga do boi, a dança da cabra, a chegada da bernuncia, o agito dos ursos e o desfile da Maricota. Momentos de ternura e pavor misturados, intensas sensações conflitantes, que nos faziam ora querer assistir de perto, ora estar no melhor esconderijo do mundo! Quanto medo da bernuncia e da Maricota... E o terror dos ursos, então!?
Mas Boi de Mamão caprichado mesmo era o do Juca da Maria Joana. Só pra começo de conversa, o boi era dos grandes, bonito e bem arqueado. A cabra, agitadíssima e a bernuncia, de 8 pés! Ah, sim! Dizem que os ursos, preto e branco, eram os próprios calungas encarnados... Tinha ainda o cavalinho, o urubu e, de quebra, o sapo cururú. Nem a Maricota destoava, era bonita, meiga e graciosa! Claro que um pouco desajeitada, pois deixava seus braços soltos quando bailava, dando uns tabefes, sem querer, em quem distraído andava.
Essa Maricota tinha sido, toda ela, feita pela própria Maria Joana, que, entre outras habilidades, também era prendada nas artes feiticeiras. Dizem que ela fez até uma almofadinha em formato de coração para rechear o peito da boneca. “Minha Maricota ainda vai ser gente”, dizia a Maria Joana.
Aconteceu que, numa noite pré-carnavalesca, o Juca estava no galpão dando um trato no boi, enquanto assistia a um famoso noticiário. Afinal, tinha que estar tudo nos trinques para as apresentações agendadas. Nisso, foi ao ar uma matéria sobre os bonecos de Olinda, em Pernambuco. Mostrava a repórter, que teria boneco do Pelé, do Chacrinha, do Silvio Santos e até do Lampião... O Juca parou o que tava fazendo pra acompanhar a matéria e nem percebeu que a cabeça da Maricota também estava voltada para a TV. E um boneco inédito, que ia desfilar esse ano, era o do Tom Cruise “Top Gun”, aparecendo o mesmo na telinha.
Rapaiz... quando essa Maricota viu o boneco do Tom Cruise, seus olhos faiscaram! Foi paixão à primeira vista! O coraçãozinho de pano dela bateu forte e todo o esmero da Maria Joana em prepará-la, acabou despertando uma vida fadólica na boneca.
Naquela noite, depois que o Juca deixou o rancho, a Maricota apaixonada pegou um vassourão, garrou os céus e sumiu de vista. O Juca ficou muito chateado quando, no outro dia, deu parte do sumiço da Maricota. Que baita sacanagem, terem lhe roubado uma das atrações de seu Boi de Mamão. Passou o dia injuriado, cuspindo marimbondo! A Maria Joana o consolava, dizendo que a boneca, mais cedo ou mais tarde reapareceria. E foi muito mais cedo do que esperavam. Quando, de noite, a TV começou a mostrar o carnaval em Pernambuco, qual não foi a surpresa do Juca e da Maria Joana ao verem a sua Maricota desfilando pelas ladeiras de Olinda de mãos dadas com o Tom Cruise!
É rapaziada, e digo mais... Depois daquele carnaval, o Boi de Mamão do Juca ficou muito mais famoso, pois agora, a Maricota não dançava mais sozinha. É... ela trouxe o Tom Cruise dela para viverem em Floripa! Até a toada da madame mudou:
“Dona Maricota, nariz de pimentão
Foi até Olinda, buscar sua paixão;
Tom Cruise agora dança, no meio do salão;
Juntinho à Maricota, onde bate um coração!”